A
Web 2.0 passa por uma nova conceção do conhecimento passando de um produto de propriedade
individual para um produto coletivo construído na interação com os outros e suportado
por novas ferramentas disponíveis na Internet.
Decorre daqui um poder partilhado e uma responsabilidade
partilhada.
(Pierre Lévy, “Cibercultura” Instituto Piaget, 2000)
Dá-se assim ênfase à facilidade de comunicação,
interacção, cooperação, colaboração e publicação online abrindo novas
perspectivas para a integração das TIC na sala de aula.
Esta nova forma de relacionamento gera uma maior
complexidade e tem várias implicações como sejam um crescimento constante, actualização/reformulação
de conteúdos, novos espaços de aprendizagem, novas formas de relacionamento, novas
formas/métodos de aprendizagem.
Algumas das ferramentas mais conhecidas e ligadas
ao crescimento da Web 2.0 são o Facebook, Youtube, Flickr, Blogger, SlideShare,
Calaméo, Schoology, Wordle, Delicious, Wikipedia, Moodle, DropBox, Google Docs entre
muitos outros.
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